Logística Integrada: Definição, Implementação e Integração

ByTheodoro Massa

fev 14, 2022
Logística Integrada

Nos últimos anos, o conceito de logística integrada se difundiu a ponto de substituir o conceito de logística tradicional. Isso era amplamente entendido como a transferência de matérias-primas e produtos acabados de um lugar para outro. Atualmente, no entanto, a logística industrial não pode mais incluir uma logística que lida apenas com a movimentação de materiais e mercadorias. Então, o que significa logística integrada ? Vamos tentar esclarecer esta análise aprofundada dedicada.

O que é logística integrada?

A definição de logística integrada , em alguns aspectos, parece idêntica à de logística . No entanto, contém uma diferença fundamental: a integração de cada etapa, tanto com a fase de planejamento quanto com a fase de controle. Ou seja, a logística de integração, além de tratar de tudo relacionado à logística tradicional, também se conecta com os departamentos de produção, marketing e todos os demais departamentos da empresa. A logística integrada está, portanto, ainda mais orientada para a otimização de custos e tempos de produção, bem como para a melhoria da qualidade.

Uma definição de logística integrada

Até o momento, no entanto, não há uma definição clara de logística integrada . A definição do Conselho de Gestão Logística, embora mais ampla do que outras, limita-se a definir:

«Logística é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e eficaz de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes. ».

Se quisermos dar uma definição de um sistema logístico integrado , podemos dizer:

«A logística integrada é um processo de gestão empresarial único que rege o fluxo de materiais, informações e mercadorias desde o ponto de origem até ao ponto de chegada, no qual todas as atividades de gestão estão interligadas e interdependentes».

A arquitetura da logística integrada

Portanto, a arquitetura de logística integrada, por um lado, prevê a gestão correta de armazéns, transporte e materiais. Por outro lado, integra-se com diferentes funções do processo de negócio. Por exemplo:

Função de produção

  • planejamento de produção
  • otimização dos fluxos de fornecimento de materiais
  • organização de áreas de armazenamento
  • sistemas de manuseio de materiais

Função de fornecimento

  • seleção e controle de fornecedores
  • planejamento de compras

função de marketing

  • definição correta de serviços
  • design de embalagem
  • projeto de campanhas de marketing
  • A estes, então, dependendo do processo de produção, que é característico de cada sistema de produção, podem ser somados inúmeros outros. De qualquer forma, a variação de cada um deles, inevitavelmente, também alterará os processos logísticos . A logística integrada, portanto, procede justamente com vistas à eficiência logística e à redução de custos logísticos .

Gestão e medição em logística integrada

Nesse sentido, o trabalho dos profissionais de logística , principalmente em um sistema logístico integrado , nunca para. Não apenas no que diz respeito ao bom desempenho de tarefas típicas. Pelo contrário, trata-se do monitoramento constante da eficiência e custo-benefício de todo o sistema logístico. Para tanto, é essencial uma medição constante dos resultados obtidos no setor logístico, principalmente em um sistema integrado. A este respeito, os técnicos têm em conta uma série de indicadores:

  • volume: mede as cargas de trabalho (por exemplo, número de pedidos atendidos, gerentes, etc.);
  • eficácia: indica a qualidade do processo (ex. avaliação do cliente);
  • Eficiência: faz a medida dos custos e dos recursos na execução dos processos.

Por isso, na construção de um sistema logístico eficiente , é necessário o uso de profissionais do setor, capazes de avaliar esses e muitos outros parâmetros.

+ posts

Sempre tive uma vocação para pesquisar assuntos a fundo até encontrar o que procurava, seja uma informação, uma nova habilidade ou um produto. Essa vocação me levou a me formar em Publicidade, onde busco tendências e necessidades do cliente. Além disso, sou redator, o que me permite explorar ainda mais minha paixão pela pesquisa e pela comunicação. Recentemente, identificando o crescimento de um modelo de negócio clássico do marketing, mergulhei no mercado digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

1 + = 2