Como melhorar o atendimento aos clientes inadimplentes?

Como fazer cobrança de clientes inadimplentes?

Clientes inadimplentes – Se sua empresa envia faturas a crédito ou em intervalos recorrentes, você provavelmente tem clientes que pagam com atraso ou não pagam. Pois as contas de clientes inadimplentes podem afetar tudo, desde o pagamento de despesas comerciais até a destruição de relacionamentos comerciais. 

Decerto, os clientes podem estar pagando com atraso devido a vários motivos, incluindo faturas perdidas, cartões de crédito vencidos ou incapacidade de pagar. Pois em vez de levar para o lado pessoal, sua empresa pode seguir essas dicas para recuperar a conta de maneira profissional e melhorar o atendimento aos clientes inadimplentes.

Veja como gerenciar e atender melhor clientes inadimplentes nos negócios

Observar

Certamente, a melhor maneira de gerenciar e atender  clientes inadimplentes nos negócios é executar relatórios regulares de vencimento para identificar faturas pendentes ou pagamentos perdidos. Pois é muito fácil de se esquecer faturas de baixa prioridade ou baixo saldo e até mesmo serem colocadas em segundo plano. Além disso, essa prática pode aumentar rapidamente se não fizer uma abordagem rápida. 

A limpeza de contas a receber se faz necessária para garantir que esses clientes inadimplentes não sejam baixados como dívidas incobráveis e saber ter essa abordagem é fundamental.

Cubra suas bases

Antes de entrar em contato com seu cliente, verifique se você está cobrindo suas bases:

  • Você enviou uma fatura?
  • A fatura incluiu todas as informações pertinentes necessárias, incluindo as condições de pagamento ?
  • O valor faturado ou o valor cobrado está de acordo com o contrato do cliente?

Quando você garante que tudo foi coberto e que todo o trabalho foi feito, você também se sentirá mais confiante sobre o próximo passo.

Acompanhamento

Embora possa ser desconfortável ou demorado rastrear um pagamento perdido, quanto mais cedo você fizer isso, melhor. Você pode começar enviando um e-mail ou uma carta de demanda que seja amigável e firme. 

Registre toda a correspondência com o cliente para futuros esforços de cobrança.

Ligue para o cliente

Se o cliente não estiver respondendo a e-mails ou cartas, é hora de pegar o telefone. Se você está se perguntando o que dizer quando seu cliente não pagar, o conselho mais importante é garantir que você esteja preparado para negociar um plano de pagamento ou oferecer outras opções fáceis de pagamento. 

Não assuma que nenhuma resposta significa que não há dinheiro. Depois de tê-los ao telefone, você pode ouvir e trabalhar com seu cliente para lidar com a situação.

Cobrar taxas atrasadas

Você possui total direito em cobrar taxas atrasadas por pagamentos perdidos. Seu cliente, no entanto, precisa saber com antecedência para esperar cobranças atrasadas por meio de suas condições de pagamento das faturas ou contratos. 

Segundo avisos de pagamento atrasados e posteriores, listaram uma porcentagem do valor total que está sendo cobrado como taxa de atraso. 

Clientes inadimplentes

Parar serviço

Uma vez que o cliente tenha passado de um certo ponto de inadimplência, conforme declarado no contrato ou acordo do cliente, sua empresa deve interromper o serviço ou a entrega de mercadorias ao cliente. 

Um efeito colateral infeliz de gerenciar clientes inadimplentes nos negócios está afetando seus negócios. Não há razão para você continuar a perder mais dinheiro.

Chame os profissionais

Neste ponto, se você ainda não resolveu a dívida do cliente inadimplente ou a dívida está vencida há mais de 90 dias, é uma ótima ideia ligar para uma agência de cobrança terceirizada. 

Você pode se isentar da obrigação de continuar ligando e os agentes de cobrança profissionais podem assumir o controle usando seus anos de experiência e conhecimento. E a melhor parte é que você não precisa pagar um centavo a menos que eles possam recuperar sua conta de cliente inadimplente.

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Theodoro Massa sempre teve vocação para pesquisar assuntos a fundo, até encontrar o que procurava. Seja uma informação, uma nova habilidade a ser desenvolvida ou um produto que estava precisando.

E foi essa vocação que o fez se formar em Publicidade. Visto que essa profissão se foca em buscar tendências e em descobrir as necessidades do cliente e do público-alvo.

Mas as buscas de Theodoro não pararam por aí. Identificando um crescimento de um modelo de negócio que data do início dos estudos sobre marketing, ele ingressou, de vez, no mercado digital.

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