Como os serviços de logística podem ajudar a potencializar uma empresa

Serviços de Logística

Os serviços de logística permitem que se estabeleça metas e se torne mais ágil e eficiente para uma empresa. Dentro desses serviços, encontramos a consultoria que oferece assessoria para otimizar as rotas que ajudam a maximizar a eficiência das operações.

Dessa forma, a otimização de rotas é uma tarefa que exige muito planejamento, precisão e monitoramento.

A má gestão pode causar interrupções em toda a cadeia de suprimentos, além de criar uma experiência ruim para o cliente e aumentar os custos operacionais.

Da mesma forma, aumentou a preocupação da sociedade em preservar o meio ambiente, razão pela qual muitas empresas buscam uma maior otimização de rotas para reduzir sua pegada de carbono e emissões de gases.

Por isso, a mobilidade sustentável aliada à excelência de serviço e profissionalismo são a chave da diferenciação num setor hoje tão competitivo.

Mas como podemos alcançar a otimização de rotas com os serviços de logística? Que benefícios a otimização traz? Contamos-lhe as 6 dicas que vão permitir à sua empresa otimizar a sua logística.

6 dicas para a otimização logística da sua empresa

A implementação de melhorias para otimizar as rotas de transporte provavelmente será uma questão difícil de decolar. Sendo assim, as 6 dicas, ajudarão o planejamento a ser realizado de forma otimizada e eficiente:

1. Informações de colaboradores e funcionários

Conhecer os dados dos funcionários pode ser muito útil para identificar os recursos de trabalho que eles possuem: seus horários, férias, dias de descanso e atividades que realizam na empresa. Dessa forma, será possível atribuir tarefas sem sobrecarga de trabalho e obter um fluxo de trabalho melhor.

Ao estabelecer o fluxo de trabalho, as tarefas são automatizadas, tendo controle sobre a gestão do projeto, obtendo mais benefícios e vantagens para sua empresa.

2. Especificações da frota de transporte

Uma empresa deve conhecer detalhadamente as informações e características da frota de transporte que possui: como o número e tipo de veículos e meios de transporte, e mesmo que isso seja suficiente ou se será necessário adquirir ou contratar transporte externo.

Outro elemento importante que deve ser feito é identificar se os veículos foram inspecionados e possuem a manutenção necessária que garanta as condições adequadas para realizar os percursos. Dessa forma, possíveis falhas e incidentes que impliquem uso excessivo de recursos vão ser evitados.

Como também é necessário ser levado em consideração a capacidade, dimensões do transporte, bem como o tipo de mercadoria que pode ser transportada.

Se analisarmos corretamente a situação atual, por vezes percebemos que não é necessário adquirir viaturas novas mas sim otimizar ao máximo os seus recursos, de forma a satisfazer todas as necessidades dos clientes oferecendo os serviços de logistica de qualidade.

Além disso, deve-se levar em consideração que a estrutura em termos de frota deve ser a mínima para atender a demanda de negócios e base, e para demandas extras sazonais ou situações pontuais, pode-se recorrer à subcontratação de um Operador de Transporte regulado.

3. Acesso ao ponto de origem e entrega

Sendo assim, nas zonas urbanas existem várias restrições quanto ao acesso aos pontos de recolha e entrega de mercadorias. O transporte deve inclusive realizar as manobras de carga e descarga. Todos esses elementos devem ser levados em consideração com antecedência para cumprir o prazo de entrega.

Por outro lado, as condições ambientais também podem influenciar no tempo de entrega. Estes podem ser terreno, condições climáticas e acesso a rotas de comunicação e transporte, pelo que nunca se sabe o que pode acontecer. Recomenda-se deixar uma margem de tempo extra para evitar atrasos.

Da mesma forma, será necessário saber sobre pedágios, limites de velocidade, veículos autorizados a circular e se envolve algum tipo de autorização.

4. Características das mercadorias

Conhecer o tipo e as características mais relevantes do produto ou mercadoria a ser movimentada também faz parte da otimização das rotas de transporte.

Os recipientes e embalagens protegem a mercadoria, facilitam seu manuseio e também são um elemento essencial para vender. Todos esses elementos também devem estar ligados ao peso, condições de temperatura, se requer cuidados especiais ou se é um produto ou substância perigosa.

Hoje em dia, muita atenção já é dada às embalagens que podem ser reutilizadas ou recicladas. A produção de embalagens que não podem ser recicladas afeta negativamente o meio ambiente. Por isso, as empresas buscam encontrar embalagens sustentáveis.

5. Manobra e tempo de carga ou descarga

Motoristas e operadores muitas vezes chegam ao local de recolha e entrega sem preparação prévia, o que pode levar à rejeição da manobra ou atraso no tempo caso o veículo e os equipamentos adequados não estejam disponíveis para acesso.

Para poupar tempo, é necessário verificar os horários de entrega, verificar se o pessoal dispõe de todos os equipamentos de higiene e segurança e ter em conta os horários de carga ou descarga.

6. Otimização do espaço

Se falamos de otimização, trata-se de fazê-la em qualquer parte do processo. Quando se trata de espaço no veículo ou meio de transporte há muito o que fazer.

Por vezes, e com a ajuda de um bom planeamento, é possível fazer mais do que uma entrega no mesmo transporte, desde que as condições o permitam. Esse processo feito com muito cuidado e corretamente, trará uma grande economia para a empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre por que deve otimizar as rotas de transporte, aqui estão alguns benefícios que você obterá ao implementar essas melhorias.

Benefícios da otimização de rotas logísticas

Otimizar as rotas de transporte parece não ser uma tarefa fácil, mas uma vez implementado e continuado a melhorar, é uma questão de monitoramento, controle e manutenção. Alguns dos benefícios que você pode obter com a otimização de suas rotas logísticas são:

  • Maior economia nos custos de logística e horas de trabalho.
  • Clientes ficarão mais satisfeitos.
  • Ter informações em tempo real sobre a rota e o status das mercadorias.
  • Saber o tempo real das transferências para o planejamento de rotas.
  • Reduzir o impacto ambiental
  • Ser capaz de evitar e prevenir situações de trânsito.
  • Ter informações precisas sobre o transporte como: consumo de combustível, quilometragem e aspectos mecânicos.
  • Ter dados para gerenciar e controlar a manutenção do transporte.

Mudanças nos serviços de logística para proteger o meio ambiente

Muitas empresas de logística e transporte enfrentam novos desafios devido ao aumento do volume de vendas online e, ao mesmo tempo, para proteger o meio ambiente. Esses dois desafios fazem com que as empresas repensem um novo serviço de logística para a sustentabilidade ambiental.

Na Espanha, por exemplo, existe a Lei de Mudanças Climáticas e Transição Energética que entrou em vigor em 20 de maio de 2021, que visa fazer uso racional de recursos e gerar um modelo sustentável para gerar emprego decente e reduzir as desigualdades.

Por outro lado, também estão incluídos alguns objetivos mínimos para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, energias renováveis ​​e eficiência energética. Dessa forma, entre 2030 e 2050 eles pretendem reduzir pelo menos 23% dessas emissões para alcançar a neutralidade climática.

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Theodoro Massa sempre teve vocação para pesquisar assuntos a fundo, até encontrar o que procurava. Seja uma informação, uma nova habilidade a ser desenvolvida ou um produto que estava precisando.

E foi essa vocação que o fez se formar em Publicidade. Visto que essa profissão se foca em buscar tendências e em descobrir as necessidades do cliente e do público-alvo.

Mas as buscas de Theodoro não pararam por aí. Identificando um crescimento de um modelo de negócio que data do início dos estudos sobre marketing, ele ingressou, de vez, no mercado digital.

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